JOHN LENNON AND THE PROSTITUES(IMAGINE)

John Lennon and the Prostitutes
IMAGINE

Nos anos noventa aqui em São Paulo, mas, especificamente no bairro da Liberdade fui convidado por uma amiga Monique a realizar um trabalho junto as prostituas sob o aspecto da inclusão social e ainda do ideário da igualdade social para estas mulheres que não tem nenhum acesso a nada. O trabalho sob a ótica da cidadania que respeitava o seu papel de mulher dentro da sociedade e ainda sua opção seja ela consciente ou não. Tenho que lembrar a todos que estão questão social importante, pois, sob o filtro do julgamento não só por outras mulheres ditas “normais”, esta que estão marginalizadas seja pelo baixo salário, abandono do marido, opção pessoal para uma ascensão social dentro da sociedade global e capitalista ou ainda advinda da situação de rua e drogas. Não nos importávamos com o seu histórico pessoal ou profissional, mas, queríamos e gostaríamos de dar a esta mulher opções por diferentes caminhos e trajetos a partir de sua própria condição e ainda possibilidade e fragilidade dentro desta mesma sociedade, patriarcal, machista e socialmente repleta de preconceitos e pudores.
Meu trabalho consistia em realiza reunião de reflexão, discussão grupal, dinâmicas de grupo e aulas de inglês.
Conseguira eu um material com uma professora de inglês/usp. E a partir daí realizava junto ao grupo o trabalho acima relatado.
 Sendo este um trabalho realizado por uma ONG que era custeado pelo governo do estado, após 03 meses veio ao seu final pois os técnicos me informaram que 1 prostituas não necessitavam de aulas de inglês, 2 meu curriculum não era suficiente já que não era nem habilidade em inglês ou tinha curso superior o equivalente e pedagogicamente não era prioridade do governo na época, havia, como sempre há questões sociais mais urgentes e merecedoras daquela verba.
Então o trabalho chegou ao fim, mas, durante o aprendizado de inglês que era útil pois algumas gostavam de compreender outra língua e ainda sabíamos que poderia ser importante para aquelas que tivesse contato com estrangeiros. (Nosso pensamento), além de produzir momentos de cidadania, descontração e autorreflexão.
Bom as aulas de inglês renderam um certo conteúdo e uma das perguntas mais feitas era por estas mulheres qual era a tradução e o significado da música Imagine (John Lennon).
Então como preparação para o encerramento daquele momento que a ter hoje trago presente em meu coração seguimos o seguinte passos primeiro lemos, segundo discutimos cada parágrafo e possibilidade e interpretação e sua visão de mundo. Terceiro decoramos e como já havia eu cantado por um tempo no Coral Marthin Luther King, comecei a fazer ensaios para uma apresentação também fiz para a mulheres uma tradução livre ao vivo.
E assim quando chegou o dia final do grupo Monique reunião as outras pessoas da ONG e fizemos uma apresentação Coral. E ao final nos confraternizamos e guardamos em nosso coração. Este momento de aprendizado e cidadania.
Isto nunca foi revelado a ninguém somente as pessoas que la estavam para proteger a dignidade desta mulher.
Então esta e a estória quando John Lennon nos ensinou a sonharmos com um mundo novo sem barreiras, preconceitos que só a cidadania e a pessoa vista sob a dignidade humana e no seu papel de possibilidade nesta sociedade que e de todos e sem fronteiras estão apenas nos marcos societários, mas não deverão estar em nosso CORACÃO.
Dedicado A Monique pelo seu trabalho incessante para transformar o mundo.

Mauricio Jose da Silva(mauriciopartyguy)
Assistente Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" CARCÉRE PRIVADO INDIVIDUAL " ART. 148 código penal @mauriciopartyguy

" Comunicado Público Denuncia " Cárcere Privado DP 00"